Liderança – talento nato ou desenvolvido?
- Maria Margarida dos Santos
- 5 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2023

Liderar é a capacidade de um indivíduo nortear as decisões de uma empresa em direção ao objetivo em comum.
O que é a liderança?
Liderar é ser alguém que assume a responsabilidade para criar um ambiente onde os membros da equipe possam contribuir eficazmente para alcançar as metas compartilhadas.
Exercer a liderança é definir metas e tornar claro o objetivo em comum. No guia PMBOK de gerenciamento de projetos uma das premissas é, montar uma equipe e fazer elas entenderem que você não precisa ter cargo para assumir comportamento de liderança.
Ter integridade para responder pelo que você recebe é o grande primeiro passo para despertar a autoliderança.
Norma ISO 10018:2022
Na norma ISO 10018:2022 Sistema de Gestão da Qualidade – Engajamento de Pessoas, da qual eu participei como delegada brasileira num projeto de pesquisa internacional, o grupo de trabalho da ISO TC176 defendeu que as pessoas não são obrigadas a seguir estratégias ineficazes. O que traz um grande desafio para o líder atual.
Finalidade da liderança
Antigamente a regra era: manda quem pode, obedece quem tem juízo, hoje em dia com o advento da tecnologia: manda quem sabe, faz quem tem competência. E para alcançar o primeiro sentido de uma ORGANIZAÇÃO = OBJETIVOS EM COMUM é necessário senso de responsabilidade EM PROL DO ECOSSISTEMA, NÃO DO EGOSSISTEMA.
O que faz um líder?
Alguns estudiosos acreditam que líderes nascem prontos com traços de personalidade e características inatas, outros defendem que liderança pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo por meio da educação, experiência e treinamentos.
Eu fico com a síntese, acredito que líder nasce com o ímpeto de não se conformar com o que não funciona, mas também dá para desenvolver essa capacidade, desde que haja um propósito maior do que os anseios materiais daquela pessoa.
Quando não há, geralmente encontramos líderes que se perdem em números, podendo tornar o ambiente tóxico e cheio de conflitos, o que acaba dificultando para fazer uma boa gestão, tendo em vista que para sobreviver as pessoas colocam filtros nas suas falhas, aí a organização não aprende.
Liderar não é para qualquer um. Manter bons resultados com a liderança é mais difícil ainda porque se depende de pessoas, e a humanidade está cada dia mais ensimesmada e entendeu que vende seu tempo de trabalho, então está cada dia mais exigente com seus direitos, outras vezes jogando para os outros seus deveres.
Conselhos úteis:
Meus conselhos para quem precisa estar nessa tarefa hercúlea são:
Seja humilde, você não precisa saber de tudo.
Compartilhe o PORQUÊ.
Defina metas claras.
Peça para seus liderados sugerir o COMO FAZER.
Reajuste a rota e melhore os processos sempre que houver necessidade.
Não estimule a competição e sim a colaboração entre a equipe.
Aprenda quanto antes que o que as pessoas fazem não é sobre você, é sobre elas.
Seja sincero e entusiasmado.
Comments